quarta-feira, 4 de junho de 2014

Tirando o terno por dentro

Hoje não uso terno para trabalhar, mas durante anos eu usei, o terno tem um poder social incrível, capaz de nos persuadir por dentro. Me lembro da primeira vez que pensei em desistir de um desafio profissional, não por uma dificuldade intelectual, ou por uma exigência física, mas sim por um desequilíbrio social.

Eu tive que subir um morro que estava sendo ocupado pela UPP do RJ, e apresentar a um supervisor de campo o padrão de trabalho daquela corporação, foi um dia difícil, nossa visita de campo, eram 5 clientes em uma comunidade ainda não pacificada, ver aquele grupo de policiais na entrada do morro, e um pouco acima, um bando de traficantes nos olhando, como se fossemos um corpo estranho naquele lugar.

Manter a calma, o equilíbrio e o foco era algo muito difícil naquele inicio de trabalho, eu já havia subido morro, entrado na comunidade, e sinceramente não esperava uma abordagem daquelas, pensei em voltar, nem subir a ladeira, mas eu olhava meu companheiro e precisava transmitir um pouco de tranquilidade para ele. Subimos, pensava no que poderia acontecer, mas meu objetivo era atender aquele público que significava muito para nossa empresa, no fim atendemos todos os clientes que estavam agendados, foi um sucesso, fechamos todos os negócios, consegui passar muitas técnicas de atendimento e principalmente demonstrar o nosso produto com qualidade e excelência.

Cheguei em casa naquele dia assustado, e conversei com minha esposa, sobre minha vontade de desistir, uma das conversas que mais me lembro e levo para toda a minha vida, pois depois de relatar todo o caso acima, ela virou e disse, você pensou em desistir porque você ainda não tirou o terno por dentro, e essa frase para mim e a frase mais importante no meu dia-a-dia profissional. '' Tirar o terno por dentro'' mesmo que eu esteja usando o melhor terno do meu guarda-roupas.

Em quase todas as ações que tenho hoje, eu "tiro o terno por dentro", será que essa não seria uma solução para uma dificuldade que você tem hoje ? Pense sobre isso, vale a pena!

Abraços a todos, e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário